quarta-feira, 31 de março de 2010

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais.
O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska; porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus, O Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). 
A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.
Mas o que a reprodução tem a ver com o significado religioso da Páscoa? 
Esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova e os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
 Quem sabe, ainda temos a iluminar a esperança de repartir com o outro a grandeza dessa data, e não apenas a troca de ovos de chocolate.  Reafirmar diante do espelho da nossa consciência, o quanto somos capazes de vivenciar o único homem que é capaz de mobilizar gerações de todas as épocas para refletir  e buscar o espírito verdadeiro da caridade e do renascimento.
                                 FELIZ PÁSCOA, amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preciso colo de mãe

Preciso alguém que me diga boa noite ou bom dia. Preciso alguém que se preocupe comigo, me queira bem. Preciso alguém que me d...