quarta-feira, 23 de outubro de 2024
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
A educação inclusiva dentro do ensino regular ganhou espaço nas últimas décadas no Brasil, tendo em vista nos ambientes escolares grande diversidade de gêneros e pessoas, cada uma com suas características próprias que devemos acolher, aceitar e respeitar as diferenças.
Educação pode ser definida como o processo que engloba o ensinar e o aprender, transferir o que sabe, o conhecimento, os costumes e os valores de uma geração para outra.
No Brasil, entre os séculos XVII e XVIII, as pessoas com deficiência física, intelectual ou motora eram ignoradas, rejeitadas pela sociedade e família, e na maioria das vezes abandonadas ou direcionadas a locais que acolhiam os mesmos.
Muito se tem discutido o desejo de tornar a educação cada vez mais inclusiva, de acesso e direitos a todos. E, aos poucos, constrói-se o conceito de inclusão, e com isso os avanços são perceptíveis, pois documentos que norteiam a educação do Brasil como: a constituição de 1988, a declaração de Salamanca, e a LDB além de outros, vem reafirmar o compromisso com a igualdade de direitos para todos.
Todavia, alguns questionamentos são elencados por profissionais da área de educação, a respeito da inclusão como por exemplo: "não sei por onde começar”, “preciso de assessoramento em sala de aula”, “necessitamos treinamento específico". Ressalta se ainda, dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, a falta de recursos adequados para atender às necessidades específicas dos alunos, o preconceito e a segregação.
Nessa perspectiva, entende-se que as escolas têm por objetivo se adequar a realidade do aluno, afim de promover uma participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem, permitindo a construção do conhecimento de forma igualitária, atendendo as necessidades e respeitando as limitações de cada indivíduo.
Se faz necessário entender as necessidades das pessoas com deficiência, e lidar com essas indiferenças individuais, e assim criar vínculos afetivos de amizade e respeito, para que estes, sintam-se acolhidos, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento cognitivo.
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