sábado, 10 de abril de 2010

DIGNIDADE e ÉTICA.



Fico a pensar por várias horas o que significa dignidade. Daí que as horas passam e ainda me interrogo se é vendida, se tem preço, se faz parte da atual conjuntura...enfim o que é ser digno.
Os valores de caráter encontram-se tão entrelaçados a ambição que parece contagioso perceber que é facil  contaminar. Poderia até me embriagar em frases soltas e perolizadas, tentando esconder, entretanto as relações existentes na atualidade visam sempre uma finalidade específica, e é por esta que poderemos conhecer as criaturas humanas. Basta ter um olhar mais observador para que possamos sentir aves de rapina a se aproximarem; parecem viver em bandos e em busca de uma presa.
Em verdade, todo ser humano possui uma capacidade que não é igual em todos, havendo apenas semelhança. Para Kant, a moralidade significa a libertação do homem, e o constitui como ser livre.Mas o que é moral nos dias atuais? Convivemos com falcatruas nas mais diferentes esferas da sociedade.
Acredito que a dignidade é o núcleo essencial dos direitos fundamentais, não é tão somente a comunidade em que estamos inseridos pois é inerente a cada um. É muito mais pois transporta-se para a ética (o modo se ser, o caráter), é a essência individual de cada ser humano, e se não recuperarmos a dimensão do social, estaremos fatalmente submersos num pântano de águas escuras e profundas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preciso colo de mãe

Preciso alguém que me diga boa noite ou bom dia. Preciso alguém que se preocupe comigo, me queira bem. Preciso alguém que me d...