sábado, 10 de abril de 2010

DIGNIDADE e ÉTICA.



Fico a pensar por várias horas o que significa dignidade. Daí que as horas passam e ainda me interrogo se é vendida, se tem preço, se faz parte da atual conjuntura...enfim o que é ser digno.
Os valores de caráter encontram-se tão entrelaçados a ambição que parece contagioso perceber que é facil  contaminar. Poderia até me embriagar em frases soltas e perolizadas, tentando esconder, entretanto as relações existentes na atualidade visam sempre uma finalidade específica, e é por esta que poderemos conhecer as criaturas humanas. Basta ter um olhar mais observador para que possamos sentir aves de rapina a se aproximarem; parecem viver em bandos e em busca de uma presa.
Em verdade, todo ser humano possui uma capacidade que não é igual em todos, havendo apenas semelhança. Para Kant, a moralidade significa a libertação do homem, e o constitui como ser livre.Mas o que é moral nos dias atuais? Convivemos com falcatruas nas mais diferentes esferas da sociedade.
Acredito que a dignidade é o núcleo essencial dos direitos fundamentais, não é tão somente a comunidade em que estamos inseridos pois é inerente a cada um. É muito mais pois transporta-se para a ética (o modo se ser, o caráter), é a essência individual de cada ser humano, e se não recuperarmos a dimensão do social, estaremos fatalmente submersos num pântano de águas escuras e profundas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...