quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As Nossas Escolhas

                                                                         
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, e todos nós podemos e devemos tomar conhecimento deles.
 Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores, como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e, consequentemente, do social. Honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz e amor são fatores diferenciais na vida do homem.
Devemos juntos, educadores, pais e responsáveis, ter atitudes que denotem valores diante das nossas crianças, pois uma das missões que devemos cumprir é colaborarmos para a formação humana integra. É preciso que estimulemos aos valores. 
Por outro lado existem aqueles que culpam o stress do cotidiano, a má influência da mídia, as más companhias, as drogas, a pobreza, a imoralidade, como males capazes de conduzir a situações nefastas. Mas, e o livre arbítrio?
Por sermos criaturas racionais, nos é dado o direito da escolha, de fazer descobertas, do aceitar ou não, de buscar soluções para os nossos problemas, os quais fazem parte do cotidiano. Em sendo assim nos cabe a decisão das nossas escolhas, e diariamente somos que “testados” diante do renascer. E durante a vida os desafios surgem para que tenhamos a coragem das decisões, muitas por meio de atalhos, que apenas serão capazes de prolongar a nossa caminhada.  É verdade que vivenciaremos o aprendizado nesse percurso, entretanto é irrefutável lembrar-se das perdas e decepções. Seria realmente necessário trilhar tal percurso?
As barreiras não são intransponíveis, pois somos dotados do intelecto. Resta- nos a cada momento da nossa vida permear com serenidade as nossas escolhas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...