quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As Nossas Escolhas

                                                                         
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, e todos nós podemos e devemos tomar conhecimento deles.
 Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores, como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e, consequentemente, do social. Honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz e amor são fatores diferenciais na vida do homem.
Devemos juntos, educadores, pais e responsáveis, ter atitudes que denotem valores diante das nossas crianças, pois uma das missões que devemos cumprir é colaborarmos para a formação humana integra. É preciso que estimulemos aos valores. 
Por outro lado existem aqueles que culpam o stress do cotidiano, a má influência da mídia, as más companhias, as drogas, a pobreza, a imoralidade, como males capazes de conduzir a situações nefastas. Mas, e o livre arbítrio?
Por sermos criaturas racionais, nos é dado o direito da escolha, de fazer descobertas, do aceitar ou não, de buscar soluções para os nossos problemas, os quais fazem parte do cotidiano. Em sendo assim nos cabe a decisão das nossas escolhas, e diariamente somos que “testados” diante do renascer. E durante a vida os desafios surgem para que tenhamos a coragem das decisões, muitas por meio de atalhos, que apenas serão capazes de prolongar a nossa caminhada.  É verdade que vivenciaremos o aprendizado nesse percurso, entretanto é irrefutável lembrar-se das perdas e decepções. Seria realmente necessário trilhar tal percurso?
As barreiras não são intransponíveis, pois somos dotados do intelecto. Resta- nos a cada momento da nossa vida permear com serenidade as nossas escolhas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preciso colo de mãe

Preciso alguém que me diga boa noite ou bom dia. Preciso alguém que se preocupe comigo, me queira bem. Preciso alguém que me d...