quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Moral e a Ética


Confusa e meio atordoada, de repente senti que não tinha a resposta para a minha filha adolescente, sobre a diferença entre moral e ética.
  -  Sabe, a professora pediu que explicasse se há diferença e o que é moral, e ética em textos sobre o assunto, e com as nossas palavras.”
Arregalei os olhos, futuquei a cabeça, e pensei no Brasil que hoje vivemos; lembrei que há poucos dias dominava entusiasticamente o assunto política, eleições e a sociedade. Através das minhas palavras busquei cativar aos ouvintes da grandeza dessa gente brasileira. E até bati forte no peito com orgulho da Nação.
Para meu espanto – ou será que não?   - quando o último noticiário televisivo vai ao ar, surgem novas denúncias, novas corrupções, e até imagens truculentas que envolvem a pessoas que deveriam ser o exemplo de um bom cidadão.
    - Mas o que é moral e ética? “
Não posso deixar sem resposta a pergunta, e nem devo mentir, porque falcatruas não fazem parte do meu currículo. Aliás, observo ao olhar e a perplexidade da senadora Marina (presidenciável) que se encontra perplexa diante de um sórdido e emaranhado ninho que encobre a ausência da ética e da moral: UMA IMORALIDADE!
Fico a pensar o que realmente passeia nos pensamentos de uma mulher que conseguiu na sua humildade e grandeza o tão sonhado diploma de escolaridade; que defende ao meio ambiente e a sustentabilidade, que demonstra equilíbrio em suas palavras, conviver com os políticos para almejar o cargo máximo da política brasileira.
Ah! Já sei como responder. Moral e ética são palavras expulsas do dicionário, mas que insistem em assombrar a nossa democracia, aos nossos políticos e ao nosso povo. POVO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...