quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Moral e a Ética


Confusa e meio atordoada, de repente senti que não tinha a resposta para a minha filha adolescente, sobre a diferença entre moral e ética.
  -  Sabe, a professora pediu que explicasse se há diferença e o que é moral, e ética em textos sobre o assunto, e com as nossas palavras.”
Arregalei os olhos, futuquei a cabeça, e pensei no Brasil que hoje vivemos; lembrei que há poucos dias dominava entusiasticamente o assunto política, eleições e a sociedade. Através das minhas palavras busquei cativar aos ouvintes da grandeza dessa gente brasileira. E até bati forte no peito com orgulho da Nação.
Para meu espanto – ou será que não?   - quando o último noticiário televisivo vai ao ar, surgem novas denúncias, novas corrupções, e até imagens truculentas que envolvem a pessoas que deveriam ser o exemplo de um bom cidadão.
    - Mas o que é moral e ética? “
Não posso deixar sem resposta a pergunta, e nem devo mentir, porque falcatruas não fazem parte do meu currículo. Aliás, observo ao olhar e a perplexidade da senadora Marina (presidenciável) que se encontra perplexa diante de um sórdido e emaranhado ninho que encobre a ausência da ética e da moral: UMA IMORALIDADE!
Fico a pensar o que realmente passeia nos pensamentos de uma mulher que conseguiu na sua humildade e grandeza o tão sonhado diploma de escolaridade; que defende ao meio ambiente e a sustentabilidade, que demonstra equilíbrio em suas palavras, conviver com os políticos para almejar o cargo máximo da política brasileira.
Ah! Já sei como responder. Moral e ética são palavras expulsas do dicionário, mas que insistem em assombrar a nossa democracia, aos nossos políticos e ao nosso povo. POVO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preciso colo de mãe

Preciso alguém que me diga boa noite ou bom dia. Preciso alguém que se preocupe comigo, me queira bem. Preciso alguém que me d...