terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Da Bahia para o mundo

Decididamente sou baiana de nascimento, e tenho a certeza de que a cidade do Salvador vivencia dias terríveis de extrema miséria social, política e cultural.
Mas, ao dá aquela espiadela em um dos jornais de grande circulação, encontrei a seguinte matéria:

A presidente Dilma Rousseff desembarcou em Salvador na segunda-feira, dia 26, para um período de férias na Bahia. A presidente, que passou o Natal com a família, em Brasília, aproveita o recesso de fim de ano para descansar em férias.
 A previsão é que ela fique no Estado até o dia 5 de janeiro e retorne ao trabalho no dia 10. Como a presidente está relativamente perto da capital, o Cidadão Repórter quer saber do leitor Que passeio em Salvador indicaria à presidente Dilma?

Observem amigos as respostas: esse é o verdadeiro povo, aquele que luta, que paga impostos e sabe discernir.

1.    NENHUM, PORQUE SALVADOR ESTA ENTREGUE AS BARATAS.
INFELIZMENTE, SALVADOR FOI ENTERRADA COM ANTONIO CARLOS MAGALHÃES NO DIA 20 DE JULHO DE 2007. ERA O UNICO HOMEM QUE OLHAVA POR ESTA TERRA.

2.   Nas zonas periféricas e hospitais públicos de SALVADOR, ou melhor, na Bahia em geral. Os 20 dias dão tempo suficiente para saber um pouco do caos na saúde publica e nas zonas periféricas. Assim os projetos sociais serão efetivados com mais rapidez,  Lula fez o máximo que pode, passou o bastão a DILMA, e sei que ela vai levar o cargo com sabedoria e capacidade!!!

3.   INDICARIA A PRESIDENTE UM PASSEIO DE METRÔ COM O PREFEITO JOÃO HENRIQUE (O MELHOR PREFEITO DO BRASIL rssssssss).


4.   Com certeza a nossa Presidente deve visitar muitos pontos de Salvador. Vou enumerar alguns:
1- Alagados,
2- Pelo menos três favelas
3- Subúrbio. Sempre de carro: Nunca de helicóptero.
4- Os rios que desembocam no Rio Vermelho e Boca do Rio, transbordando de esgotos.
5- Visita ao H.G.E. e Roberto Santos.
6- Av. Beira Mar em Itapagipe, Uruguai, etc.
TODAS AS VISITAS TÊM DE SER FEITAS SEM PRÉVIO AVISO.

5.   Eu indico um passeio pela estrada velha do aeroporto, com várias paradas pelas comunidades de Sete de Abril, Nova Brasília, Novo Marotinho, etc.…
Também indico uma trilha por Valéria, Palestina, Mussurunga, Planeta dos Macacos, Itinga, enfim, há muitas coisas boas pra conhecer.

6.   Eu indico um passeio pela estrada velha do aeroporto, com várias paradas pelas comunidades de Sete de Abril, Nova Brasília, Novo Marotinho, etc.…
Também uma trilha por Valéria, Palestina, Mussurunga, Planeta dos Macacos, Itinga, enfim, há muitas coisas boas pra conhecer.


7.   Eu indicaria a nossa Presidente, dois passeios.
1º- Pegar o ferry para Itaparica, ficar horas na espera e depois viajar sem nenhum conforto numa barca suja e caindo aos pedaços.
2º- Visita ao Pelourinho, ver a decadência de um dos mais lindos monumentos desse País. Descer a Ladeira do Taboão e esperar para ver o que vai lhe acontecer.

8.   Primeiramente eu indicaria pegar ônibus do aeroporto para o centro da cidade, enfrentar a Paralela, o Bonocô e outras vias, sentir de perto como é duro o trânsito desta capital.
 Em seguida andar pelas ruas do Pelô e verificar como fede... E de quebra ir à Barra, ao Cristo da Barra, onde um amigo turista espanhol foi assaltado às 21h porque achou lindo o lugar.
Aí ela iria ver o Governo do PT na Bahia, sem maquiagem.

9.   Ah, eu recomendaria à Exma. Senhora Presidente um passeio de ônibus pela nossa cidade, - mas sem seguranças. Seria muito bom visitar ali o subúrbio, Tancredo Neves, liberdade, e outros bairros pobres da nossa cidade. Aproveitando, recomendo que utilize de uma almofada para sentar nos ônibus, pois, devido a enorme quantidade de buracos na cidade e o tremelique que isso provoca dentro do “buzu”, é prudente para não machucar o bumbum sensível dela.
E seja bem vinda! Porém, quando for embora, aproveita e leva o lixo e os buracos juntos, nós agradeceríamos muito!

10.                    Infelizmente não existe um só lugar em Salvador que possa sugerir a Presidente visitar. A cidade está uma calamidade publica e só nos envergonha. Seria interessante dar uma voltinha pelos bairros de braço dado com o Prefeito João Henrique e lhe da uma bronca geral. Quem sabe ele toma vergonha? Afinal para que ele foi eleito? Será que foi só para politicar e enriquecer e Salvador que se dane?

Triste Bahia
Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.
A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.
Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.
Oh se quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!
Gregório de Mattos
Será mera coincidência?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...