terça-feira, 7 de outubro de 2014

BRASIL para sempre



Democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, tem princípios que protegem a liberdade humana e, uma das principais funções da democracia, é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. É assim que o brasileiro está vivendo ou sobrevivendo? Até quando seremos o Zé povinho?
O regime político no Brasil é democrático, mas a democracia está muito longe de se consolidar. Somos uma extensa faixa territorial, onde as desigualdades são gritantes: educação, saúde, economia, poder de discernimento, dentre tantas outras situações.
A incompatibilidade entre o governo central, as forças econômicas e ideológicas hegemônicas no Brasil, bem como a inabilidade para encarar a aguda crise econômica prevalecente hoje no Brasil, produzem cada vez mais efeitos desastrosos, tais como o índice alarmante da criminalidade, a inconsequência diante da praga que estraçalha a jovens e adultos, que são as drogas, e caos total diante da saúde e a educação. Estamos em uma crise de legitimidade que põe em risco a nova democracia brasileira.
A consolidação da democracia no Brasil depende da superação da atual crise, e é necessário que possamos acreditar em mudanças. Não podemos estagnar diante de tantas dúvidas, tantas mazelas, tantas greves, tanta corrupção...É preciso definir os obstáculos com sabedoria e coragem para enfrentar.
Ainda acredito em meus irmãos brasileiros. Ainda creio nessa juventude que vai as ruas por dias melhores. Tenho certeza de que o meu povo nordestino tão sofrido, pode até ser discriminado, porém jamais será "abestado". Precisamos ter a opção de acreditar porque sem esperança somos um país sem futuro, e o BRASIL é o celeiro do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...