quinta-feira, 26 de abril de 2012

Companheirismo

Estamos em um momento crucial da nossa existência devido à insegurança, e ainda preocupado com a falta de companheirismo. A individualidade cresce cada vez mais e percebemos a dificuldade para trabalhar em equipe, aceitar as diferenças, e respeitar as decisões tomadas em grupo. É chegado o momento de desenvolvermos a cooperação e o respeito.
Para que possamos buscar o nosso crescimento social, espiritual e afetivo é estabelecer uma relação de respeito. Respeitar significa aceitar a individualidade de cada um, a sua forma de expressão, a sua aparência, a sua origem, as suas escolhas e opiniões, os seus limites e sentimentos. Respeitar não implica em concordar com o outro ou elogiar qualquer tipo de conduta, mas em não desqualificar, menosprezar, ridicularizar ou impor opiniões.
O respeito se consolida quando vínculos são estabelecidos e limites são preestabelecidos. Ele não brota rapidamente. É como uma planta que precisa ser posta em solo fértil, regada e cuidada para que floresça e dê frutos.
Através do desenvolvimento da cooperação vivenciaremos situações em que serão estabelecidas a troca de experiências, e a ajuda mútua consolidando cada vez mais o respeito ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...