sexta-feira, 2 de julho de 2010

skull-brazil-flag.jpg (1024×768)

O que é patriotismo para a nossa nação?
Para começar 2 de julho é data comemorativa da independência da Bahia. A comemoração é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.
A maior heroína nas lutas pela independência do Brasil, na Bahia. Maria Quitéria, ao ficar sabendo das movimentações sobre as lutas da independência, conseguiu uma farda do exército e se alistou para combater as tropas portuguesas. 
As figuras simbólicas do caboclo e da cabocla foram criadas para homenagear os batalhões e os heróis de 1823 que, pela bravura e coragem, lutaram pela liberdade do Brasil. A história conta que o povo resolveu fazer sua própria comemoração e, em 1826, levou uma escultura de um índio para representar as tropas, já que não poderia ser um homem branco, porque lembrava os portugueses, nem os negros que, na época, não eram valorizados. Vinte anos depois, a Cabocla foi incluída nas comemorações.
E o que é patriotismo?  É o amor à pátria e a devoção aos seus símbolos.
Em época de copa domundo as lojas são decoradas em verde e amarelo, mas em outras não existem tantas propagandas citando o nome do nosso país.
Por que isso acontece?
Geralmente quando alguem daqui vai para os EUA, França, Inglaterra ,... tem vergonha de dizer que é brasileiro porque o Brasil não tem imagem no exterior - tem retrato falado!...Somos os culpados por essa falta de pudor.
 É necessário que tennhamos coragem de assumir aos nossos erros, as nossas falhas, para que possamos construir um País melhor, onde os nossos meninos amarelos sintam-se honrados por serem remanescentes dos caras pálidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...