domingo, 29 de novembro de 2015

Colação de Grau e Discurso como oradora da minha filha Louisy



BOA NOITE!
Queremos saudar aos nossos pais, aos componentes da mesa que nos honram com as suas presenças, e a todos os que aqui se encontram.
Até aqui viajamos juntos, sonhamos muito com esse dia, e ele chegou. Vamos viver intensamente cada segundo, e amanhã ao abrir os nossos olhos buscaremos novos desafios, medindo e mensurando os nossos conhecimentos, porque essa é apenas uma de muitas vitórias.
É com muita alegria que nos reunimos para festejar a tão sonhada conquista, mas acredito que este é apenas o começo de uma longa caminhada.
Nessa nova etapa de nossas vidas, é normal a dúvida, e nos questionamos sobre o que acontecerá a partir de agora.
As respostas para tais questionamentos são imprescindíveis para continuar a caminhada. E o meu desejo é que cada um encontre a sua resposta, refletindo, sobre a sua perspectiva de futuro.
Esse desejo de descoberta, de realização dos nossos sonhos, deve evidenciar-se na coragem, na força e na segurança para enfrentar as dificuldades. O futuro não se improvisa, ele é o fruto do que estamos construindo: são os nossos alicerces.
Aprendemos a passar por vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas... Não faltaram os grandes obstáculos! Frequentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos.
As subidas e descidas foram sempre presente. Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos as cidades, e as nossas diferenças com o tempo se tornaram em cumplicidade, porque existe um objetivo.
Chegou o momento em que as experiências compartilhadas no percurso até aqui, se tornaram em alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.
 É momento de agradecer pelas alegrias, por tristezas, pela amizade e respeito.
Saudações a nossa escola através da sua direção – Dom Mateus e Dom Eduardo: vocês nos ensinaram a enxergar a luz em nossos caminhos, a nos apresentar atalhos, mesmo que nem sempre estejam floridos, porém que se fazem necessário para compreender que temos a Fé Cristã a nos envolver.
A coordenadora – Professora Antônia, aos nossos professores e a todos os ex professores queremos dizer que no olhar curioso do aprendiz está o potencial da semente.
Mas, quero dirigir essas palavras a um professor que me ensinou com a sua própria existência a acreditar que é possível conduzir o aprendizado, e direcionar ao caminho do conhecimento através das nossas atitudes.
Professor Renato, a partir do próximo ano vou cursar medicina veterinária, e lembro que durante algum tempo fiquei sem aceitar que teria condições de encarar a área.
Mas, depois que lhe encontrei, tudo ficou diferente. Saiba que guardarei a sua química com muita alegria, pois com você aprendi verdadeiramente que o assunto pode ser difícil, mas um ser humano como você faz a diferença.
Ensinar é acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter, é compartilhar de sua existência.
Aos funcionários a nossa gratidão e admiração pela compreensão que nos dedicaram.
Um agradecimento especial à Comissão de Formatura, pelo incansável e prestimoso trabalho.
A todos os meus colegas gostaria que voltassem no tempo, e relembrassem o primeiro dia em que entramos em uma escola. Relembrassem de tudo o que sentimos e vivemos no decorrer desses anos, desde o maternal.
Sim, para alguns parece que foi rápido, mas os nossos pais sabem o quanto foi difícil esse caminhar. Agora muitos vão sentir um aperto no peito, uma dorzinha no coração, entretanto esse é o momento de pararmos e refletirmos sobre a nossa vida:
O que conseguimos conquistar até agora, e o que queremos ainda conquistar?
Espero que as nossas despedidas sejam um eterno reencontro. Somos fortes, somos capazes de contribuir para uma nova sociedade, em que as pessoas estejam mais inclinadas para o amor e para a vida.
O desafio é escrever o nosso sonho, mergulhar nas histórias e delas tirar lições de vida e de esperança. Encontrar tempo para refletir sobre a força do diálogo, da verdade, da partilha, da justiça e da felicidade, valores inerentes à pessoa humana.
É preciso, diante das injustiças e desigualdades sociais que se instalam com mais rapidez em nosso meio, dispor de coragem e autenticidade para fazer a diferença. Levamos marcas que norteiam e estruturam o nosso jeito de ser e de viver.
Aos nossos familiares, e aos nossos amigos a nossa profunda gratidão: Dividam conosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês.
Nesse instante peço aos que aqui se encontram permita-me mais uma vez, a um agradecimento mais do que especial a alguém que com seu amor, a sua bondade, a sua simplicidade, o seu exemplo, as suas brigas e as muitas virtudes, vistoria aos meus dias, e aos dias de muitos jovens aos quais ela oferece muito mais que as suas majestosas aulas: Minha mãe.
O que posso te dizer é o quanto eu te amo, o quanto agradeço a Jesus por ser sua filha.
Lembro-me das histórias que quando era pequena e não entendia qual sentido delas, eu ouvia a senhora contar. Hoje, percebo que cada uma tem um significado diferente, e delas retirei alguns aprendizados para a minha vida. Vejamos:
Com a Bela Adormecida aprendi que, quem dorme demais não vê a vida passar;
Mas, Chapeuzinho Vermelho deixou claro que a estrada é longa e deserta;
A Cinderela me ensinou a não desistir dos meus sonhos, pois eles não caberiam em mais ninguém, como num sapatinho de cristal;
A Branca de Neve me ensinou que se tenho amigos, jamais estarei sozinha;
E finalmente entendi, que enfrentarei feras na vida, mas isso não vai impedir de realizar o meu final feliz.
Sim, em cada obstáculo a certeza de que terei um anjo iluminado ao meu lado.
Queremos agradecer aos nossos pais por nos iluminar oferecendo o estudo, pelo esforço que fizeram para a realização dessa festa tão bonita, por entusiasticamente conseguirem buscar equilíbrio em nossos ânimos, a fim de que lutássemos para mostrar: Juntos somos uma grande equipe.

Peço aos pais dos concluintes do nosso 3º ano do ensino médio que se levantem por favor, e que sejam aplaudidos.

Quero poder olhar a todos e dizer: esse é o início do muito que ainda teremos por fazer...
Hoje, e por todo o sempre faço o meu agradecimento a Deus e suplico que nos ampare sempre, para que sejamos protagonistas de nossa história e caminhada.
Meu nome é Louisy Ferreira, estou em construção da minha vida e sou concluinte do ensino médio no Colégio São Bento.
Prometo fazer um BRASIL melhor.
Que tenhamos uma excelente e linda Noite!

domingo, 15 de novembro de 2015

Simples Assim: PAZ!






Tão leve e tão soltos estávamos embevecidos
Diante de atos tão simples,
De gestos tão meigos, de atitudes tão serenas.
Recorremos ao que estava desconhecido,
Ou adormecido em nossos corações.
E eis que surgem as grandes descobertas,
As grandes viagens, as grandes ilimitações...
.......................................................................
 E onde vamos parar?
A tranquilidade da ordem e da alma,
A união, o amor e o respeito não fazem parte das nossas emoções.
Não temos a paz nem a serenidade no coração.
 A ignorância é dirigida pela violência,
A doçura, a tolerância, a brandura
Também a pacificação ... São sementes!
Porém não germinam nos corações.
E na luta da desigualdade,
O desamor e a injustiça se tornaram cúmplices da solidão.
.........................................................................
A Paz não é omissão, nem covardia
Tampouco sofreguidão.
Mas brota do fundo da alma, e conduz a toda a nação.
É um exercício constante, diário
É agir, falar e sentir ...
É deixar cair na leveza, na grandeza que está em si.

Zerei o cronômetro, mas guardei na memória as experiências.

E Zerei ao meu cronômetro, e pensei: vou reiniciar a minha vida ao desembarcar num inverno rigoroso. Sou bicho do sol da praia, do sorr...